0
Antes e depois: veja imagens do rompimento de barragem da Vale em Brumadinho. Fonte: A Voz de Santa Quitéria (Imagens: Google Earth).

  
Saudações da Luz,

Conforme relatei nos artigos mais recentes sobre a catástrofe ocorrida em Brumadinho, MG, as operações do CAD relacionadas ao evento iriam prosseguir nas investigações e supervisão de todas as barragens existentes em nosso país.

“O CAD junto com o Comando Ashtar prosseguem na Operação de Resgate e também na supervisão de todas as Barragens da Região para localizar possíveis danos e rachaduras. Foi confirmado o risco de novos rompimentos de barragens, casos não sejam realizados obras de contenção e reparos urgentes.”


Então é importante considerar a partir desta constatação um caso grave de reincidência, visto que tivemos a tragédia de Mariana em 2015 envolvendo a mesma empresa que é uma das maiores do Brasil. 

Antes e Depois do Rompimento de barragem em Mariana, MG. DigitalGlobe/GlobalGeo.
Fonte: Portal Técnico em Mineração.


Que seja iniciado o procedimento de criações de barreiras de contenção ao longo do trajeto de outras barragens mineradoras, caso elas se rompam.



Segundo vários estudos e denúncias, o Brasil possui cerca de 300 barragens em risco de rompimento, colocando o meio ambiente, a população e a sociedade no caminho de novos desastres a curto e médio prazo. Devido à localização dos recursos de minérios estarem em regiões de bacias hidrográficas e centros populacionais, a possibilidade de devastações são enormes.

Os altos índices de corrupção ocorridos nos últimos governos no Brasil demonstram o nível de desvio de verbas destinadas às construções, aos reparos e manutenção destas barragens que estão sob as responsabilidades das empresas mineradoras em todo o território nacional. As investigações atualmente em andamento no BNDES poderão revelar o montante destes recursos públicos.

O BNDES destina recursos públicos para a Política Socioambiental para o Setor de Mineração conforme é publicada no site oficial:

E segundo a lista dos 50 maiores tomadores de recursos do BNDES, a Vale S.A. é a quarta da lista de acordo com as informações contidas no mesmo site:


A Região Centro Oeste e Sudeste do Brasil tem as represas de maior volume por m³ e no caso dos laudos terem sido fraudados, os desastres são iminentes.

Após as observações sobre os casos de Mariana (2015) e de Brumadinho (2019) se faz necessário que sejam criadas barreiras de contenções ao longo dos rios e nos trajetos próximos às barragens capazes de suportar os impactos iniciais de um possível rompimento, permitindo a contenção dos resíduos além de oferecer o tempo necessário para a evacuação dos moradores, salvando inúmeras vidas e diminuindo o impacto ao meio ambiente.

Esta é a minha visão pessoal frente às denúncias recebidas pelo CAD durante as acareações realizadas e devido às soluções apresentadas por algumas pessoas responsáveis pelos projetos estruturais das barragens conforme apuramos nas investigações realizadas junto ao Comando Ashtar.

No Japão onde residi por 16 anos, tive um aprendizado ímpar sobre o emprego de tecnologias em barreiras de contenção para acidentes e catástrofes naturais que envolvem deslizamento de terra, inundações e tsunamis. Esta tecnologia poderia ajudar a se obter uma solução mais rápida que permita a prevenção de novos desastres com as barragens. O Governo Brasileiro pode buscar ajuda e através do intercâmbio já existente com o Governo do Japão através da JICA, a Agência de Cooperação Internacional do Japão que pode contribuir em muitos projetos nesta área.

Estamos em plena transformação planetária com eventos geológicos em larga escala ocorrendo na crosta e na atmosfera do planeta e tremores de terra (como os terremotos de baixa magnitude) podem abalar as estruturas das barragens no território nacional. É disso que se trata este artigo, alertar sobre os possíveis desastres já identificados por instituições e organizações que fazem estudos e análises sobre as áreas de riscos ao meio ambiente e às populações próximas às barragens mineradoras.

A devastação que pode ocorrer é de dimensão catastrófica, as perdas e danos no meio ambiente tornaria estas terras férteis em campos estéreis por séculos, impossíveis de serem habitadas. O desastre com a fauna e a flora seria irrecuperável. Os últimos casos em Minas Gerais já confirmam o grau de perigo que a Nação Brasileira está correndo neste momento.

Quando os sinais se tornam evidentes, é o momento da ação!

Somos responsáveis ao elegermos nossos representantes na condução dos destinos do país e pelos resultados de seu governo com o meio ambiente. Até mesmo na omissão, nos tornamos partícipes para o bem ou para o mal. Há que se cobrar as responsabilidades pela malversação dos recursos públicos como também de exercer a cidadania supervisionando as verbas destinadas às obras de interesse nacional.

Ainda podemos evitar novas tragédias, mas para isso é preciso agir agora.


O Brasil conquistou com o novo governo a credibilidade e a confiança de Nações irmãs. A possibilidade de cooperação surge destas relações amistosas, fraternas e humanitárias. Nenhuma Nação poderá caminhar sozinha neste planeta, mas juntas são como feixes de bambus que não quebram e podem estabelecer através da união a reconstrução de um mundo melhor focado no bem estar da humanidade e na preservação do meio ambiente.

Esta deve ser a prioridade de todos os governos mundiais.
A solução existe. A vontade política é que decide.

Em Luz e Amor,
Paz em Cristo!
Shima.
Namastê.


Saiba mais:

Governo vai intensificar fiscalização após rompimento da barragem de Brumadinho



O desastre na barragem de mineração da Samarco - fratura exposta dos limites do Brasil na redução de risco de desastres

  
Brumadinho: Brasil tem mais de 300 barragens de mineração que ainda não foram fiscalizadas e 200 com alto potencial de estrago


Prováveis causas do rompimento da barragem de rejeitos em Mariana/MG


Brasil registra mais de três acidentes em barragens por ano


Pesquisa da UFLA cria índice que avalia impacto socioecológico em caso de rompimento de barragens


Leia mais:

O CAD e a Operação Brasil


Resgate Espiritual em Brumadinho, MG


Não Espere um Pedido de Ajuda para Ajudar


SITE DA GFH – Grande Fraternidade Humana da Terra



Eventos Planetários x GFH

Postar um comentário

 
Top